Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Bernardo Paz representa o Instituto Inhotim em Davos. theartnewspaper.comBernardo Paz representa o Instituto Inhotim em Davos. theartnewspaper.com

Inhotim na Suíça

(Davos, brpress*) – Instituto brasileiro participa de debate internacional sobre importância da cultura na transformação da sociedade, nesta quinta (27/01).
(Davos, brpress*) – Em paralelo à 41ª Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial ocorre a 4ª Mesa Redonda Filantrópica, promovida pelo empresário ucraniano Victor Pinchuk, que recebe o idealizador e presidente do Conselho de Administração do Instituto Inhotim, Bernardo Paz, nesta quinta (27/01). No evento, o brasileiro discute o apoio da arte contemporânea e o papel de filantropos na transformação da sociedade.

 A mesa redonda, presidida pelo escritor Paulo Coelho, fala sobre as atividades desenvolvidas pelo Instituto nas áreas de inclusão, cidadania, arte e meio ambiente. Há a participação dos artistas Jeff Koons e Olafur Eliasson e da presidente do Museu de Arte Moderna do Qatar, Sheikha Mayassa no debate. 

 A experiência de Paz na criação de Inhotim e os motivos para fundá-lo também são abordados. “Com o tempo percebi que tudo que formei ao longo dos anos e que estava reunido em minha fazenda transcendia a posse individual e tinha um valor como conjunto de acervo botânico e de arte que deveria se tornar um patrimônio público”, conta.

 O local

 Em 2006, Inhotim – maior museu a céu aberto da América Latina, encravado  no município de Brumadinho (MG) – foi aberto ao público com seis galerias de arte contemporânea e uma coleção botânica. Quatro anos depois, o local tem 17 galerias, 100 hectares de área de visitação e a maior coleção de palmeiras do mundo, com cerca de 1500 espécies, além de mais de 500 mil visitantes.

 O instituto desenvolve programas para estudantes e professores das redes de ensino pública e privada, visando o uso da arte como leitura da contemporaneidade e à difusão de iniciativas na área ambiental.
 
 Os programas, que já receberam mais de 45 mil pessoas, oferecem a oportunidade de aprendizado fora do ambiente escolar e propõem a execução de projetos que envolvam professores, agentes comunitários e estudantes.

Investimento X retornou

 Bernardo Paz declarou, em entrevista à revista Veja, que investiu cerca de US$ 90 milhões no local. “As mães dos meus seis filhos querem me matar por enterrar todo o dinheiro deles aqui”, afirma. O empresário, que casou 6 vezes, tem 4 filhos e faz análise há 20 anos, aparentemente também se refugia dos problemas em Inhotim.

 Irmão de Cristiano Paz, ex-sócio do publicitário Marcos Valério (o operador do “mensalão”) na SMP&B e DNA Propaganda, ele tenta escapar das acusações de, supostamente, ter algum tipo de conexão com o esquema. Há alguns dias, o STF aceitou denúncia de lavagem de dinheiro contra seu irmão. Bernardo Paz diz que só viu Marcos Valério uma vez na vida e defende o irmão: diz que ele estava endividado quando vendeu 30% da sua agência.

 Casado com a artista Adriana Varejão, range os dentes com impaciência quando o comparam a Edemar Cid Ferreira, ex-dono do Banco Santos e ex-mecenas. Fuma três maços de cigarros por dia.

(*) Com informações de O Estado de S. Paulo.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate